sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mudanças Aulas dia 02 e 09 de Outubro

Dia 2 (Aula 5): Atividade 4: Avaliação individual da visita e socialização para a classe.
Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se do acervo museológico. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).

Relação entre a visita e o texto de MENEZES, Ulpiano. Do teatro da memória ao laboratório da história. A exposição museológica e o conhecimento histórico.

Tema 3: A fotografia como fonte: questões teóricas e metodológicas.
Dinâmica: Aula expositiva
Bibliografia da aula: BARROS, A. Martins. Notas sobre a fotografia como documento historiográfico. In: _____. Práticas discursivas ao Olhar. Rio de Janeiro: e-papers, 2003, p. 55-67.
VIDAL, Diana e ABDALA, Rachel. A fotografia como fonte para a História da educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa. Educação, v. 30, nr. 2, 2005, p. 177-194.
http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/historia-educa.pdf
Bibliografia da complementar:
TAMBARA, Elomar e OLIVEIRA, Maria Augusta. A imagem fotográfica como fonte para pesquisa em história da educação.
http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo1/252.pdf

Dia 9 (Aula 6):
Tema 4: A fotografia como fonte: Possibilidades de temas de pesquisa.
Bibliografia da aula: BARROS, A. Martins. Os álbuns fotográficos com motivos escolares: veredas ao olhar. . In: _____. Práticas discursivas ao Olhar. Rio de Janeiro: e-papers, 2003, p. 69-81.

Relato de experiência de pesquisa. Participação da Profa. Dra. Heloisa Helena Rocha Pimenta da UNICAMP

Oficina 1: Os alunos, organizados em grupo, irão realizar as etapas da análise fotográfica: estabelecimento de séries temáticas, identificação e interpretação. Para tanto, solicita-se que cada componente do grupo traga para a aula fotografias escolares (suas e/ou de seus familiares). Os resultados serão socializados com a classe. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se da fonte fotográfica. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário