terça-feira, 15 de setembro de 2009

Programa do Curso

Setembro
Dia 04 (Aula 1): Apresentação do professor, dos alunos e dos objetivos do curso. Participação de membros do NIEPHE na organização/dinâmica do curso.

Atividade 1: Exibição do filme “Entre os Muros da Escola”, dirigido por Laurent Cantet e ganhador da Palma de Ouro de 2008.
Solicitar aos alunos que assistam ao filme e que fiquem atentos para levantar possíveis questões/temas de pesquisa.
Após a exibição do filme, voltar para a sala e pedir que respondam as seguintes perguntas:
1) Que possíveis questões e temas de pesquisa este filme suscitou?
2) O que é uma atividade de pesquisa acadêmica?
3) Qual seu interesse para a formação de educadores? Qual sua importância para a sociedade?


Dia 11 (Aula 2): Tema 1: Perspectivas atuais em História da Educação no Brasil: produção recente, a história como ofício e desafios atuais.
• Apresentação do programa e dos alunos;

Atividade 1: Pedir aos alunos que responderam individualmente as questões apresentadas na aula 04/11, que se agrupem para discutir e produzir uma síntese coletiva das perguntas. Cada grupo deve escolher um relator para socializar em plenária.


Dinâmica: Aula expositiva do tema 1.
Bibliografia da aula:
FARIA FILHO, Luciano Mendes e VIDAL, Diana. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nr.45, 2003, pp.37-70. http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/16520.pdf

Bibliografia complementar:
BICCAS, Maurilane de Souza; GALVÃO, Ana; GONDRA, José Gonçalves; MORAES, Dislane Zerbattini. Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). Revista Brasileira de História da Educação. São Pulo, nr. 16, jan./abril, 2008, PP. 171 – 234. http://www.sbhe.org.br/novo/rbhe/RBHE16.pdf
LOPES, Eliane Marta & GALVÃO, Ana Maria. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p.25-49.

* Lembrar da documentação das oficinas (dar ênfase nos documentos que estaremos trabalhando e na necessidade de recolher alguns ao longo do curso).


Dia 18 (Aula 3): Tema 2: O Museu como lugar de produção de conhecimento.
Explorar página da Pinacoteca do Estado de São Paulo (http://www.pinacoteca.org.br/).


Bibliografia da aula:
MENEZES, Ulpiano. Do teatro da memória ao laboratório da história. A exposição museológica e o conhecimento histórico. In: FIGUEIREDO, Betânia e VIDAL, Diana. Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte/Brasília: Scientia:UFMG/CNPq/Argvmentvm, 2005, p. 15-51.

Bibliografia Complementar:
NUNES, Clarice & CARVALHO, Marta. Historiografia da educação e fontes (item: A historicidade da documentação em educação). In: GONDRA, J. G. (org.) Pesquisa em história da educação no Brasil, Rio de Janeiro: DP&A Editora, p. 27-41.


Atividade 2: Discussão em grupo do texto e socialização para a classe.


Dia 26 (sábado) (Aula 4): Atividade 3: Visita a Pinacoteca do Estado – (fonte fotográfica)
Endereço da Estação Pinacoteca - Largo General Osório, 66 - Luz - São Paulo/SP -
Fone: (11) 3335-499


Exposição - A luta pela Anistia. 1964 - ?
Realizada em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a mostra apresenta documentos, fotos, jornais da época, panfletos, cartazes e outros materiais produzidos pelos movimentos de anistia e entidades de direitos humanos que narram a história da luta pela anistia no Brasil, dos anos 60 aos dias atuais.


Outubro

Dia 2 (Aula 5): Atividade 4: Avaliação individual da visita e socialização para a classe. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se do acervo museológico. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).

Tema 3: A fotografia como fonte: questões teóricas e metodológicas.
Dinâmica: Aula expositiva

Bibliografia da aula:
BARROS, A. Martins. Notas sobre a fotografia como documento historiográfico. In: _____. Práticas discursivas ao Olhar. Rio de Janeiro: e-papers, 2003, p. 55-67.
VIDAL, Diana e ABDALA, Rachel. A fotografia como fonte para a História da educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa. Educação, v. 30, nr. 2, 2005, p. 177-194.


Dia 9 (Aula 6): Tema 4: A fotografia como fonte: Possibilidades de temas de pesquisa.

Relato de experiência de pesquisa. Participação de Rachel Abdala/Caroline Costa

Bibliografia da aula:
BARROS, A. Martins. Os álbuns fotográficos com motivos escolares: veredas ao olhar. . In: _____. Práticas discursivas ao Olhar. Rio de Janeiro: e-papers, 2003, p. 69-81.

Oficina 1: Os alunos, organizados em grupo, irão realizar as etapas da análise fotográfica: estabelecimento de séries temáticas, identificação e interpretação. Para tanto, solicita-se que cada componente do grupo traga para a aula fotografias escolares (suas e/ou de seus familiares). Os resultados serão socializados com a classe. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se da fonte fotográfica. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).


Dia 16 (Aula 7): Tema 5: A história oral: questões teóricas e metodológicas.
Relato de experiência de pesquisa. Participação - Elias Evangelista Gomes
Dinâmica: Apresentar e Explorar página do Museu da Pessoa. http://www.museudapessoa.net/

Bibliografia da aula:
VIDAL, Diana. A fonte oral e a pesquisa em história da educação: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, p. 7-16, 1998.
VIDAL, Diana. Experiências de docência e formação (Rio de Janeiro, 1930-1940). In: SOUZA, Elizeu Clementino e ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 335-346


Dia 23 (Aula 8): Atividade 5: Visita ao Museu da Pessoa (fonte oral)


Dia 30 (Aula 9):Tema 6: A história oral: possibilidades de temas de pesquisa.

Atividade 6: Avaliação individual da visita e socialização para a classe. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se da fonte oral. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).

Oficina 2: Os alunos, organizados em grupo, irão realizar todas as etapas de uma entrevista: seleção do entrevistado, organização do roteiro, entrevista e análise da entrevista. Para tanto, solicita-se que cada grupo providencie o material necessário à atividade: gravador, fitas, pilhas etc. Os resultados serão socializados com a classe.


Novembro

Dia 06 (Aula 10): Atividade 6: Visita ao Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação – USP (http://www.cme.fe.usp.br/)


Dia 13 (Aula 11): Comemoração dos 50 aos EA e 40 anos FE: Conquistas e Desafios e SIICUSP

Atividade 7: Registro de uma palestra, oficina que tenham participado


Dia 20 (Aula 12): Tema 7: A documentação textual como fonte: questões teóricas e metodológicas.

Atividade 8: Avaliação individual da visita e socialização para a classe. Discussão em grupo do texto e socialização para a classe.

Dinâmica: Aula expositiva

Bibliografia da aula:
FARIA FILHO, Luciano. A legislação escolar como fonte para a História da educação: uma tentativa de interpretação. In: _____. Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.89-125.


Dia 27 (Aula 13): Tema 8: A documentação textual como fonte: Possibilidades de temas de pesquisa.
Relato de experiência de pesquisa. Participação de Sandra Caldeira e Ana Luiza Costa

Oficina 3: A análise, em grupo, de uma série de revistas. Socialização dos resultados para a classe. O conjunto documental tanto poderá ser oferecido por mim, quanto poderá ser tomado de acervo pessoal de um ou mais alunos do grupo. Levantamento de temas de pesquisa, utilizando-se da fonte textual. Os temas poderão ser posteriormente utilizados para a elaboração do projeto (trabalho final do curso).

Bibliografia da aula:
BICCAS, Maurilane de S. Impresso pedagógico como objeto e fonte para a História da Educação em Minas Gerais: Revista do Ensino (1925-1940). In.: MORAIS, Christiani; PORTES, Écio; ARRUDA, Maria Aparecida. História da Educação: ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.71-106.


Orientação para elaboração de projeto de pesquisa. Ver roteiro na página da FEUSP (Pós-Graduação).


Dezembro

Dia 04 (Aula 14): Tema 9: Elaboração de projeto de pesquisa.

Atividade 9: Elaboração de esboço de projeto. Retomar temas identificados anteriormente. Orientação dos projetos em grupo. Participação de Ana Costa.


Dia 11 (Aula 15): Apresentação dos projetos e Avaliação final do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário